O Desafio

Com mais de 300 lojas presentes em mais de 18 estados no Brasil, o Grupo BIG nos trouxe um desafio mais que interessante: estabelecer uma KPI e gerenciar mais de 6 mil linhas de campanhas mensais com a maior ausência de erros priorizando a taxonomia de campanhas corretas para extração de dados e análise dos mesmos de maneira assertiva.

O Processo

Para este desafio, nossa equipe contou com 4 coordenadores, 2 supervisores e 1 Gerente.

O time ficou responsável por estabelecer e planejar a nova KPI que seria foco nas campanhas assim como criar um modelo de trabalho que permitisse maior organização dos dados planejados e também dados realizados, garantindo a integridade das campanhas.

As nossas campanhas tinham como objetivo publicação de produtos e preços desses produtos para público final, o objetivo primário era o alcance dessas pessoas e objetivo secundário era levar essas pessoas para as lojas.
Foi então que estabelemos a etratégia de campanhas de alcance com foco em conteúdo relevante, não necessitando que a conversão direta fosse a visita do usuário mas sim entendendo que se os vídeos fossem atrativos e os conteúdos publicados no momento certo, o usuário seria convencido de se deslocar até a loja.

Foi então que elaboramos nossa primeira grande planilha de controle de dados planejados de campanha.
Essa planilha engloba todas as informações pertinentes a serem visualizadas num relatório de dados: objetivo da campanha, plataforma, período, verba destinada. Isso nos permitiu garantir um 99% de assertividade no momento da criação das campanhas, o que nos proveria posteriormente a extração de dados da plataforma para eventual análise.

A planilha também garantiu que os dados fossem organizados em 100% da sua cobertura, nos permitindo analisar entre formatos, públicos e outros, quais eram as nossas campanhas com maior volume de alcance de pessoas.

Conclusão

Com a visão de dados garantida e com as campanhas rodando corretamente, nosso foco era então analisar qual o volume de pessoas que foram até a loja, comparando dados periodiciais com campanhas anteriores.

E o que nós notamos?

Que em determinados dias da semana quando publicavamos determinados formatos de anúncios, mais usuários se deslocavam até a loja do que o convencional. Adotamos o formato que foi um sucesso como prioritário, garantindo que a entrega permitisse cada vez mais o impacto de usuários com o conteúdo e formato que melhor conversava com esse público.

Nosso trabalho rendeu a criação da KPI visita na loja, permitiu o Grupo BIG entender que alcançar mais pessoas era o que deveria ser feito e assim considerou, gerando maiores resultados para as lojas da rede.

Vamos fazer acontecer?

Hans

BI, Mídia and Multi Channel Planner

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